Programa UniversIDADE celebra 10 anos abrindo as portas da Unicamp para pessoas idosas

Texto: Fernando Barbosa e Gabriela Villen I  Revisão: Felipe dos Santos  I Imagens: José Irani e arquivo do Programa  I  Edição de vídeo: Rafael Fonseca

 

A criação do Programa UniversIDADE, da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), em 2014, mudou os destinos do público acima de 50 anos da região de Campinas. Esta semana, o Programa celebra seu 10º aniversário, com um crescimento significativo no número de atividades oferecidas e a ampliação das suas fronteiras, com a expansão de atividades para Limeira e Piracicaba. As 59 atividades oferecidas em 2015 se multiplicaram para 180 em 2024. Ademais, o número de alunos matriculados saltou de 259 para mais de 1,3 mil. A celebração acontecerá nesta quarta-feira (2), no 11° Seminário sobre Longevidade e Qualidade de Vida na Unicamp, cuja primeira edição marcou o lançamento do programa. Além do Seminário, a programação comemorativa inclui a Feira de Empreendedorismo, que acontece até quinta-feira (3), em frente ao Hospital de Clínicas (HC), e a Caminhada do UniversIDADE, no sábado (5), a partir das 8h.

“O programa transformou a minha vida. Eu enfrentava um momento profissional muito difícil, que quase me levou à depressão”, conta Leninha, Alice Helena De Danielli, idealizadora e atual coordenadora do projeto. A pergunta que atormentava Leninha à época era: “o que fazer quando eu me aposentar?” Dessa inquietação, Leninha começou a construção do projeto, que permitiria a ela e tantos outros funcionários, aposentados e população 50+ usufruir de tudo o que a Unicamp tem para oferecer. “A participação nas atividades transforma vidas. É uma oportunidade para todos se reinventarem, em um momento crucial da vida, quando muitos podem ver como em um final de trajeto”, explica.

Para o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho, o Programa UniversIDADE é um exemplo muito claro de interação da universidade com a sociedade, incluindo conhecimento, ensino e tecnologia. “Ele leva para a população tudo aquilo que a universidade pública faz de melhor”, destaca. Coelho ressaltou ainda a inauguração da nova sede do programa, no prédio da Diretoria Geral da Administração (DGA), além de sua expansão para Limeira e Piracicaba, como resultados naturais do sucesso da proposta. “Estou certo de que teremos pela frente mais dez anos de êxito e de expansão!”, celebra.

Inauguração da sede do programa UniversIDADE em maio de 2024

Constituído oficialmente pela resolução GR38/2014, o Programa UniversIDADE esteve ligado inicialmente diretamente ao gabinete do reitor à época, José Tadeu Jorge. Foi apenas em 2017, pela GR 48/2017, que ele passou a fazer parte da ProEC, então Pró-reitoria de Extensão e Cultura, que recentemente passou a incluir o Esporte. Além de Leninha, estiveram à frente do projeto Katia Stancato e Isabel Cristina Araújo Floriano.

“Tive a honra de estar na coordenação do programa de 2014 até junho de 2021. No início, acreditei que meu trabalho ajudaria muitas pessoas, e isso já seria motivo suficiente para minha felicidade. No entanto, ao olhar para esses anos, percebo com sinceridade que quem realmente foi ajudada fui eu. Ganhei a oportunidade de trabalhar com uma equipe incrível, composta por amigos e profissionais. Juntos, entendemos que nosso papel era criar um espaço onde todos se sentissem pertencentes e acolhidos, tanto os instrutores quanto os alunos”, reflete Isabel Floriano.

Oficina do programa universIDADE na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira

Kátia Stancato  também afirma sentir-se orgulhosa de ter colaborado com o desenvolvimento do UniversIDADE. “Conseguimos, ao longo dos anos, agregar à equipe pessoas com qualificações específicas nas áreas de administração, saúde, psicologia, arte e cultura, educação física e tecnologia. Profissionais comprometidos com a proposta de trabalho do programa e que, sem dúvida, foram responsáveis por esse sucesso“, destaca.

Noeli Aparecida Gonçalves de Mesquita, 58 anos, já entrou para a história do projeto como integrante da primeira turma implantada no campi de Limeira.   Ela participa de várias oficinas e considera que, além dos novos conhecimentos, esses espaços que se abrem trazem novas oportunidades de interação. “Eu achei muito interessante quando soube que ia ter esse programa aqui em Limeira. E muito importante para a gente. A maioria já está aposentada e é uma forma de a gente estar tendo contato com outras pessoas, de socializar”, declarou a aluna.

Confira a linha do tempo do programa UniversIDADE

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br